Studium Musicae traz sons antigos das Rotas da Seda para Maringá

Concerto gratuito no Teatro Calil Haddad destaca a riqueza cultural e sonora das rotas comerciais antigas com repertório de música medieval e oriental

Capa de post: Studium Musicae traz sons antigos das Rotas da Seda para Maringá

O grupo Studium Musicae apresenta em Maringá o concerto “Rotas da Seda: a música do mundo”, que explora canções tradicionais dos países por onde passaram as históricas rotas comerciais. O espetáculo acontece no dia 20 de julho, às 19h, no Teatro Calil Haddad, com entrada gratuita.

Reconhecido como pioneiro na música antiga no Brasil, período musical anterior a 1750, o Studium Musicae foi o primeiro grupo brasileiro a lançar um disco exclusivamente com obras medievais e ajudou a tornar Curitiba referência em música antiga nos anos 1980. Após 28 anos de hiato, o grupo voltou às atividades em 2022 e, neste ano, realiza sua primeira turnê pelo Paraná, passando por cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu, com Maringá como parada obrigatória.

O concerto “Rotas da Seda” vai além da música ao apresentar a relevância do comércio, da fé e do intercâmbio cultural ao longo dessas rotas que atravessam séculos, desde antes de Cristo até planos atuais de reinvenção virtual. O programa inclui músicas orientais, ampliando o repertório histórico do grupo, que até então focava na música europeia antiga. O resultado é um mosaico de estilos, idiomas e instrumentos que revela a diversidade sonora das culturas antigas.

“Estamos apresentando um repertório inusitado e fascinante, que mostra tradições musicais distintas e contrastantes, numa viagem sonora singular”, comenta Plínio Silva, músico do grupo desde os anos 1980. Flávio Stein, outro integrante original, destaca o entusiasmo pela turnê: “Queremos descobrir como a música antiga vai ressoar entre o público jovem de hoje, assim como encantava nossos contemporâneos na época”.

O Studium Musicae é formado por músicos da formação original e novos integrantes, reunidos sob a direção geral de Flávio Stein e Plínio Silva. A turnê é viabilizada pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Cultura do Paraná, com apoio da Copel e da Prefeitura de Maringá.

Serviço:
Studium Musicae — Concerto “Rotas da Seda: a música do mundo”
Data: 20 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Maringá)
Entrada: Gratuita

Posts Relacionados

Capa de post: No Silêncio do teu olhar: filme terá última exibição gratuita em Maringá

No Silêncio do teu olhar: filme terá última exibição gratuita em Maringá

por Mari Parma


Curta-metragem aborda temas como identidade, descobertas e pertencimento

Ler mais
Capa de post: Dias dos namorados: músicas que você não pode deixar de ouvir no dia mais romântico do ano

Dias dos namorados: músicas que você não pode deixar de ouvir no dia mais romântico do ano

por Mari Parma


A Enjoy separou 6 hits para você conferir juntinho com seu amor

Ler mais
Capa de post: Thunderbird se apresenta em Maringá e deixa recado especial para músicos e comunicadores

Thunderbird se apresenta em Maringá e deixa recado especial para músicos e comunicadores

por Mari Parma


Em um bate-papo exclusivo para o canal Mari Parma, o músico, apresentador e ex-VJ da MTV falou sobre o presente da música e da televisão.

Ler mais
Capa de post: Melhores músicas de 2016 escolhidas pela redação da Enjoy Maringá

Melhores músicas de 2016 escolhidas pela redação da Enjoy Maringá

por Adriane


Pode-se dizer que esse ano foi produtivo, quando se fala de músicas que foram lançadas ou fizeram muito sucesso, sejam elas nacionais ou internacionais. Teve “Beyoncé”…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!