Teatro: História de jovem morto há mais de 40 anos é representada em peça

Capa de post: Teatro: História de jovem morto há mais de 40 anos é representada em peça

O túmulo mais visitado do Cemitério Municipal de Maringá, do menino Clodimar Pedrosa Lô, torturado e espancado até a morte por dois policiais em 1967, já é conhecido pela população maringaense como um dos crimes que mais marcaram a cidade. A história do garoto morto foi retratada em livro, documentário e agora na peça de teatro chamada "Clodimar - Do crime ao santificado popular" estreia hoje no Teatro Reviver e tem entrada gratuita.



Clodimar deixou a família no Ceará e veio morar com o tio, trabalhava como carregador de malas no Palace Hotel. Após um hóspede queixar-se de um valor em dinheiro desaparecido do seu quarto, o menino foi acusado pelo roubo e entregue à polícia que o torturou até a morte no dia 23 de novembro de 1967. O crime chocou não só a população da cidade, mas todos os recantos do Brasil por onde a notícia se espalhou.

Imagem relacionada

Em diversas rádios e jornais falaram intensamente sobre o crime e assim uma segunda tragédia aconteceu. Em outubro de 1970, o pai de Clodimar, Sebastião, pressionado pela opinião pública, vingou a morte do seu filho. Começava então uma batalha de quase dois anos nos tribunais num dos casos jurídicos mais controversos da história. Hoje, o túmulo de Clodimar é o mais visitado no Dia de Finados, tornando-se um santo popular.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Foto: Renato Domingos Fotografia

A estreia do espetáculo "Clodimar - Do crime ao santificado popular", acontece nesta sexta (28), às 20h no Teatro Reviver. A entrada é gratuita e os ingressos serão ditribuídos 30 minutos antes do evento. Os interessados devem chegar cedo, pois os lugares são limitados e a peça está sujeita a lotação. Produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal 9160/2012 - Prêmio Aniceto Matti - Edital 008/2015. Produção e realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura Marcia Costa Costa Rachel Coelho Flavio Amado Kemmy Yot Roberto Corbo José Paulo


CONFIRA ABAIXO TODAS AS SESSÕES GRATUITAS DA PEÇA EM MARINGÁ:

28 de Julho - Teatro: Clodimar - Do crime ao santificado popular

29 e 30 de Julho​ - Teatro: Clodimar - Do crime ao santificado popular

31 de Julho - Teatro: Clodimar - Do crime ao santificado popular

Descubra todos os eventos gratuitos de Maringá, clicando em "Saiba Mais":

https://enjoymaringa.com.br/admin82fe74cef4b31bd3e6af8a634942a9d6/elfinder/files/Arquivos%20Site/saiba%20mais.png


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Foto: Renato Domingos Fotografia

Caso tenha interesse em saber mais informações sobre esse caso ocorrido em Maringá, a história foi fruto de uma pesquisa elaborada pelo historiador e jornalista Miguel Fernando, que lançou em 2011 o livro Sala dos Suplícios: Dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô. Outro artigo escrito pelos historiadores Roberto Viana dos Santos (LERR/UEM) e Solange Ramos Andrade está disponível online e conta mais detalhes a respeito, clique aqui para acessá-lo.

Já o documentário "23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô" realizado pela produtora Gato na Árvore Filmes, foi lançado no cinema em 18 de março de 2011, levando um grande público a assisti-lo nos cinemas. Em agosto do mesmo ano foi lançado em DVD. O filme está disponível no youtube e qualquer um pode assisti-lo no Canal Exclusivo da Gato na Árvore Filmes. Confira o trailer!

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!