Transporte: Obras do novo terminal avançam e seguem conforme cronograma

Capa de post: Transporte: Obras do novo terminal avançam e seguem conforme cronograma

A empresa Sial concluiu a construção das estruturas dos dois edilícios operacionais do novo Terminal Intermodal - um destinado à comercialização de passagens, sanitários públicos e outro à central de videomonitoramento para controle de frotas e outros serviços. A construtora aguarda o avanço das obras para realizar os acabamentos.



Além dos dois edifícios a empresa finalizou todas fundações de aproximadamente 13 metros de profundidade, para receber as bases da cobertura metálica das plataformas de embarque. A etapa de adequações no subsolo, pavimentação, implantação de calçadas e todas as etapas e instalações dentro da estrutura metálica devem ser concluídas até o final de 2018 ao custo de R$ 24 milhões.



Nesta semana também foi assinado o contrato de mais de R$ 22 milhões com a empresa Salver de Santa Catarina, vencedora da licitação para a fabricação de estruturas e coberturas metálicas, entre elas a do mezanino que concentra grande parte da obra. O espaço de 4 mil metros quadrados terá lojas, praça de alimentação e setores administrativos, interligando a área norte e sul do terminal, transpondo, com 7,5 metros de altura as avenidas Tamandaré e Horácio Raccanello Filho. A Sial prossegue com a construção de um dos acessos do mezanino, e após a conclusão estrutural do mezanino pela Salver, ficará responsável pela instalação elétrica, hidráulica e de outras obras civis do espaço.

Resultado de imagem para novo terminal de onibus maringá
Via PMM

Atualmente a Sial intensifica as ações na estação ferroviária norte, projetada para receber futuramente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que contará com escada rolante, elevadores e saguão de embarque e desembarque. Na estação, onde foram escavados aproximadamente 8 metros e executadas contenções e fundações, é preparada a lage para em seguida ser erguida a estrutura metálica. Já na estação ferroviária sul o avanço das obras aguardam a realocação da rede de alta-tensão subterrânea da Copel.

Resultado de imagem para novo terminal de onibus maringá
Via PMM

As obras prosseguem dentro do cronograma com término previsto para o primeiro semestre de 2019. O novo terminal urbano integra as obras do Programa de Mobilidade Urbana que prevê também a implantação do corredor de ônibus que ligam as zonas norte e sul do município. Compõem também o novo sistema a implantação de corredores nas avenidas Kakogawa e Morangueira (com oito pontos de embarque e desembarque) e dos terminais de integração construídos na praça Ouro Preto (Avenida Morangueira) e nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka (Avenida Kakogawa).

Notícia via Diretoria de Comunicação PMM

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!