Virada Cultural 2025 é adiada após críticas

Decisão foi tomada após manifestações de insatisfação sobre a organização e a proposta artística do evento; nova data ainda não foi definida.

Capa de post: Virada Cultural 2025 é adiada após críticas

A Prefeitura de Maringá anunciou nesta segunda-feira o adiamento da Virada Cultural 2025, evento que é considerado o principal da agenda cultural do município. A decisão foi tomada após forte reação da classe artística e da população ao anúncio de que a edição deste ano seria realizada no Parque de Exposições, espaço tradicionalmente associado a eventos fechados e pagos, o que gerou acusações de falta de acessibilidade e distanciamento do conceito original da Virada.

A programação estava prevista para os dias 2 e 3 de agosto, mas a repercussão negativa levou a uma reunião entre a Secretaria de Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais e artistas locais, que contestaram a escolha do local e também a ausência de editais de chamamento público para participação de artistas e produtores culturais, a menos de um mês da data planejada.

“O que definimos nesta reunião foi a inclusão de sugestões de espaços públicos para a realização da Virada Cultural 2025. Esses locais, como a Vila Olímpica e o entorno do Terminal Intermodal, além do Parque de Exposições, serão incluídos em um processo de consulta pública, para que a escolha seja feita de forma democrática e participativa", afirmou o prefeito Silvio Barros.

A Prefeitura justificou a escolha do Parque de Exposições com base no Diagnóstico da Cultura de 2023, que apontou a Expoingá como o evento mais lembrado pelo público maringaense. No entanto, o documento não faz menção direta à preferência por esse local para eventos culturais de acesso gratuito. A administração também alegou que a Praça Salgado Filho, espaço onde a Virada vinha sendo realizada nos últimos anos, não poderia mais receber grandes shows por estar próxima ao Hospital da Criança.

Diante da insatisfação, foi criada uma comissão com representantes da classe artística e do poder público para reavaliar o formato do evento. A municipalidade informou que abrirá uma consulta pública para que a população possa escolher um novo local para a Virada Cultural 2025. Entre os espaços sugeridos estão a Vila Olímpica e a região do entorno do Terminal Urbano, ambos em áreas centrais da Cidade.

“O objetivo é promover uma Virada Cultural que seja uma experiência significativa para a população maringaense, construída em conjunto com os artistas e a comunidade”, afirmou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

A nova data e o local oficial do evento ainda serão divulgados. A Prefeitura também informou que o edital para seleção de artistas e produtores culturais já está em fase de elaboração, atendendo a uma das principais reivindicações da classe.

Posts Relacionados

Capa de post: Audiotour convida moradores a explorarem a Cidade

Audiotour convida moradores a explorarem a Cidade

por Alexia Alves


Projeto Andanças revela histórias e lendas locais maringaenses

Ler mais
Capa de post: Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas

Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas

por Rachel Coelho


Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual,…

Ler mais
Capa de post: Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu

Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu

por Rachel Coelho


O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi…

Ler mais
Capa de post: Oficina de performance conecta Maringá e Roma por meio da arte

Oficina de performance conecta Maringá e Roma por meio da arte

por Mari Parma


Atividade gratuita conduzida por egresso da UEM traz experiências de residência na Rome University of Fine Arts.

Ler mais