Virada cultural já tem data marcada para acontecer… no Pavilhão Azul do Parque de Exposições
Informação foi anunciada no perfil da Secretaria de Cultura de Maringá

A Secretaria de Cultura de Maringá anunciou, em seu perfil do Instagram, as datas e local para a Virada Cultural 2025, nos dias 2 e 3 de agosto. O que chamou a atenção da população maringaense – principalmente artistas e produtores culturais -- foi o local da apresentação: Pavilhão Azul do Parque de Exposições.
A virada cultural é um evento anual que convida artistas maringaenses e nacionais para uma troca cultural com shows musicais, teatrais, entre outras atividades culturais. Em edições passadas, as apresentações aconteciam na Praça do Antigo Aeroporto. Lá, se apresentaram grandes nomes da música brasileira, como Gal Costa, Emicida, Marcelo D2 e Sepultura. .
Outro fato que desagradou artistas e produtores culturais foi a ausência até o momento do edital para artistas maringaenses. Na publicação, diversas pessoas demonstraram desconforto com as mudanças: “O conceito de Virada Cultural é ser na rua, aberto e democrático. Levar para um espaço fechado é privatização da cultura. E o edital pros artistas locais? Vão escolher as atrações como?” comentou Rachel Coelho, proprietária da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. “Cadê os editais para artistas locais e pq enfiaram no parque de exposições? Não faz sentido, a Virada Cultural acontece na RUA”, afirmou Kênia Bergo, atriz e produtora cultural.
A motivação da mudança de local e a programação incluindo quem se apresentará esse ano ainda não foi divulgada.