A implantação de parklets em Maringá é autorizada por prefeito

Capa de post: A implantação de parklets em Maringá é autorizada por prefeito

Por meio da assinatura do Decreto de número 766/2017, o prefeito Ulisses Maia autorizou na manhã desta quarta-feira, dia 5, a regulamentação para instalação e uso de “parklets” em extensões de vias públicas de Maringá.

Resultado de imagem para parklets

Originários de San Francisco, nos Estados Unidos, e já implantados em várias cidades do Brasil, os “parklets” são pequenas plataformas instaladas em trechos da faixa de estacionamento de ruas e avenidas. Equipados com bancos, floreiras, lixeiras, bicicletários, carregadores de celular e wifi, entre outros elementos, os espaços têm a função de oferecer novas áreas urbanas destinadas à recreação, cultura, descanso e convívio social.

Em Maringá, a implantação dos parklets surgiu por indicação do vereador Flávio Mantovani, que, em duas oportunidades neste ano, encaminhou ofícios ao prefeito Ulisses Maia sugerindo a instalação do equipamento urbano. “O que se pretende é resgatar uma convivência que quase não existe mais entre as pessoas. Será uma opção a mais para que os moradores saiam de casa e passem a contemplar melhor a cidade durante as horas de descanso”, explica o vereador.

Resultado de imagem para parklets

Estudos realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) definiram a minuta da regulamentação, prevendo que o parklet seja plenamente acessível ao público. A instalação pode ser feita nas vias públicas em trechos com limite de velocidade de até 50 km/h, cumprindo outros requisitos como inclinação longitudinal das vias de até 12,5%, altura máxima de 1,10m para não obstruir a visão e faixa de rolamento de no mínimo 2,8 metros.

A instalação, manutenção e remoção da plataforma poderão ser realizadas por iniciativa pública ou privada. A regulamentação também veda a instalação de parklets em ciclovias e em locais que obstruam a manutenção da infraestrutura urbana, entre outras proibições. Será permitida a instalação em frente à área de terceiros, desde que haja autorização. A largura do parklet deverá ser a mesma da faixa de estacionamento com acesso exclusivo pela calçada e o projeto terá de atender às normas de acessibilidade, segurança, ergonomia e durabilidade. Também deverá dispor de cores discretas, utilizar materiais de reúso, plantas em vasos e cercado de proteção.


Reprodução/ Facebook BH Parklets
Reprodução/ Facebook BH Parklets - Catraca Livre


Dois pedidos
Ao receber e agradecer a arquiteta Cláudia Nepomuceno pela doação de um anteprojeto arquitetônico para instalação de parklets no município, o prefeito Ulisses Maia explicou que a aprovação das instalações será realizada pela Semob, levando em consideração o interesse público. Após a aprovação da minuta pela Procuradoria Geral do Município, o pedido de instalação será publicado para conhecimento público por meio de edital para manifestações de interesse ou contrariedade.

Resultado de imagem para parklets
Via Divulgação

“Trata-se de um projeto público-privado que já obteve dois pedidos de instalação na cidade, um na Avenida Tiradentes e outro na Avenida João Paulino, no Novo Centro. Dependendo da aceitação popular, a iniciativa poderá ser um novo atrativo para integração de moradores e visitantes da cidade, além de contribuir com o paisagismo e estimular o comércio”, assinalou o prefeito.

Via Diretoria de Comunicação PMM

Publicado em 2017

View this post on Instagram

A post shared by A Life On Our Planet (@davidattenborough)

Posts Relacionados

Capa de post: Parklets são instalados em diversos pontos de Maringá. Você já viu algum?

Parklets são instalados em diversos pontos de Maringá. Você já viu algum?

por Adriane


Além de dois parklets na região central da cidade, outros três espaços de convivência sobre vagas de estacionamento serão instalados em diversos pontos do município.…

Ler mais
Capa de post: Maringaenses sentem tremor de terra e o melhor são as reações da internet

Maringaenses sentem tremor de terra e o melhor são as reações da internet

por Adriane


Moradores de Maringá sentiram um leve tremor de terra por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (2). Alguns prédios foram evacuados pelo Corpo de Bombeiros, mas nenhum dano material…

Ler mais
Capa de post: Maringá mais uma vez entre as melhores cidades do país

Maringá mais uma vez entre as melhores cidades do país

por Enjoy Maringá


Infraestrutura urbana, sustentabilidade e oportunidades de trabalho impulsionam o mercado imobiliário local

Ler mais
Capa de post: Câmara discute a regulamentação de festas realizadas em chácaras de Maringá

Câmara discute a regulamentação de festas realizadas em chácaras de Maringá

por Adriane


Festas, cervejadas, raves, festivais e outros tipos de eventos que acontecem em chácaras de Maringá, estão sendo fiscalizadas e novas regulamentações serão discutidas…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!