Ato maringaense das mulheres acontece hoje na cidade
Ação faz parte de um movimento internacional de mulheres e do 8M Brasil; o evento começa às 16 horas na Praça da Pernambucanas
Via ultimosegundo.com.br
O ato maringaense de mulheres acontecerá na quarta-feira (8), a partir das 16 horas, na Praça Napoleão Moreira da Silva (Praça da Pernambucanas). O objetivo é chamar atenção para o aspecto político e não comemorativo do dia 08 de março, posicionando-se contra todos os tipos de violência que incidem sobre as mulheres, sobretudo as mais vulneráveis (negras, lésbicas, periféricas e transexuais). O Brasil possui uma das taxas mais altas de feminicídios do mundo: a cada duas horas, uma mulher é morta no país.
Outra pauta do ato é a questão do trabalho doméstico não remunerado, que adicionam 5 horas semanais a mais de trabalho às mulheres e, que além de ser socialmente desvalorizado, pode ser agravado com a reforma da Previdência promovida pelo atual governo. Ao igualar o tempo de contribuição de homens e mulheres, ignora-se o fato de que o trabalho doméstico e de cuidados com os outros prioritariamente exercido por mulheres se reverte em benefício para toda a sociedade.
No ato maringaense de mulheres haverá diversas atividades, como a intervenção cultural do grupo Pé de Laranjeira, batalhas de conhecimento com participação de MC’s, declamações de poesias e outras manifestações artísticas de mulheres.
O evento foi auto gestado, fruto de iniciativas descentralizadas de mulheres empenhadas em fazer dessa data um dia de luta e resistência. A organização do ato não possui vínculo com nenhuma organização específica e reúne diferentes mulheres. Com esse ato, Maringá integra o movimento internacional e do 8M Brasil, que busca incluir as vozes de diferentes mulheres em um ato político plural, que repudia veementemente qualquer forma de machismos, lgbtfobia, transfobia e outras formas de opressão.
Algumas apoiadoras: Diretório Maringaense da Marcha Mundial de Mulheres, Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; NUMAPE UEM - Projeto de Extensão sobre a Lei Maria da Penha e Grupo de Estudos Feministas.
INFORMAÇÕES
Ato maringaense de mulheres
Horário: das 16 às 21 horas.
Local: Praça Napoleão Moreira da Silva (Praça da Pernambucanas)
Para saber mais sobre o evento de hoje, clique na imagem abaixo:
Ato Maringaense de Mulheres
Publicado em 2017