Avaliação inicial aponta viabilidade para implantação do VLT em Maringá

Capa de post: Avaliação inicial aponta viabilidade para implantação do VLT em Maringá

Executivos da Egis, empresa francesa de engenharia e estruturação de projetos, considerada uma das maiores do mundo em sua área, estiveram em Maringá semana passada, percorreram o traçado proposto para instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e concluíram pela viabilidade inicial do projeto. O traçado liga a Praça Ivaí, no Fim da Picada, ao aeroporto velho, deslocando-se em duas mãos por trilhos instalados no canteiro central da avenida Brasil. Ainda não há custo estimado para obra.



O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, defende o projeto como indispensável para modernizar o transporte coletivo Urbano. Argumenta que o VLT não apenas reforça a capacidade de deslocar pessoas com conforto e segurança, mas também representa importante intervenção que valoriza o espaço urbano. “Não se trata apenas de um meio de transporte, mas também de instrumento de reorganização do espaço urbano, promovendo a modernização do entorno”, afirma.

Phillipe Grizses, diretor de Engenharia de Ferrovias e Transporte Urbano, e Alexandre Seixas, gerente de Consultoria, executivos da Egis no Brasil, entendem que as condições topográficas da cidade, em particular da avenida Brasil, reúnem as características adequadas para implantação do projeto. O traçado não exige grandes obras, como viadutos, e desapropriações, o que reduz o custo do empreendimento. Diferente do que ocorreu com as obras do VLT no Rio de Janeiro e Cuiabá.



A estimativa da Secretaria de Mobilidade é movimentar 30 mil pessoas/dia no trecho de 8 km entre a Praça ivaí e o antigo aeroporto. O projeto prevê expansão de ramais para Sarandi e Paiçandu, além da ligação norte/sul, passando pela UEM. O VLT se integraria ao transporte coletivo feito por ônibus, o que demandaria reorganização logística de toda a rede. O empreendimento começaria com um estudo de viabilidade, avançaria para validação do projeto e finalmente licitação. Essas etapas durariam cerca de 10 meses.

Imagem relacionada

A consultoria, cujo trabalho inicial não implica em custo algum para o município, desaconselha o investimento no projeto no formato Parceria Público-Privada (PPP), com o argumento de que o modelo depende da saúde das empresas participantes. Eventuais problemas financeiros com os investidores privados repercutem negativamente no cronograma de execução da obra. A saída recomendada é a captação de recursos internacionais para financiar o projeto.

Via Diretoria de Comunicação PMM

Publicado em 2017

View this post on Instagram

A post shared by A Life On Our Planet (@davidattenborough)

Posts Relacionados

Capa de post: Câmara discute a regulamentação de festas realizadas em chácaras de Maringá

Câmara discute a regulamentação de festas realizadas em chácaras de Maringá

por Adriane


Festas, cervejadas, raves, festivais e outros tipos de eventos que acontecem em chácaras de Maringá, estão sendo fiscalizadas e novas regulamentações serão discutidas…

Ler mais
Capa de post: 5 Empreendedoras Maringaenses Que Você Precisa Conhecer!
CARREIRA

5 Empreendedoras Maringaenses Que Você Precisa Conhecer!

por Ana


Conheça essas mulheres que são exemplos em suas áreas e venha se inspirar também!

Ler mais
Capa de post: Parklets são instalados em diversos pontos de Maringá. Você já viu algum?

Parklets são instalados em diversos pontos de Maringá. Você já viu algum?

por Adriane


Além de dois parklets na região central da cidade, outros três espaços de convivência sobre vagas de estacionamento serão instalados em diversos pontos do município.…

Ler mais
Capa de post: A implantação de parklets em Maringá é autorizada por prefeito

A implantação de parklets em Maringá é autorizada por prefeito

por Adriane


Por meio da assinatura do Decreto de número 766/2017, o prefeito Ulisses Maia autorizou na manhã desta quarta-feira, dia 5, a regulamentação para instalação e…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!