Calouro Folia prevê impacto econômico superior à R$ 1 mi para Maringá

No ano de 2016, o evento trouxe para Maringá cerca de 15 mil foliões que movimentaram a cidade economicamente.
O evento carrega o nome de Maringá para mais de três estados além de todo o Paraná, e contribui com a cidade em vários aspectos. A festa mais aguardada pelo público, a Calouro Folia, chega a sua 8ª edição no dia 18 de março trazendo Psirico, Ludmilla, Pedro Paulo & Alex e Sempre Tem, para puxar os trios elétricos e mais de 17 mil foliões nas sete horas de festa que acontecerá no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, no Paraná.
O evento, além de trazer um pouco do carnaval da Bahia para Maringá, também gera grande impacto econômico na cidade, movimentando vários setores como comércio, hotelaria, restaurantes, transportes, casas noturnas, shoppings, entre outros. Segundo a pesquisa feita pela Empresa Júnior de Consultoria Empresarial UEM (ADECON), para a realização da Calouro Folia 2016, a Euphoria Eventos, movimentou de forma direta e indireta, por meio de serviços, fornecedores, impostos e postos de trabalho, mais de R$ 1,5 milhão. Deste valor, quase 80% foi destinado para a cidade, previsto os segmentos envolvidos com o evento.
Ainda segundo a ADECON, cerca de 55% do público da Calouro Folia 2016 foi de visitantes de outras cidades do Paraná e regiões, como São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No total, 10 excursões foram fechadas oficialmente com a organização. Para o ano de 2017, com dois meses de antecedência do evento, 17 excursões oficiais já foram fechadas vindas de todos os locais do Brasil, como Cascavel, Curitiba, Cianorte, Paranavaí, Japurá, Londrina, Jacarezinho, Arapongas, Presidente Prudente, Peabiru, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Apucarana, Rancharia (SP) e Mundo Novo (MS). Ainda há possibilidade deste número aumentar. Isso comprova que o evento, realizado pela Euphoria Eventos, impulsiona Maringá no quadro de cidades que investem no Turismo de Negócios e Eventos.
O diretor da Euphoria Eventos, João Vitor Mazzer, afirma que está muito satisfeito em poder dar visibilidade para Maringá por meio da Calouro Folia, além de contribuir com a economia do município. “A gente sempre pensou em tornar a Calouro Folia um gerador de negócios para a cidade. É muito gratificante para a Euphoria Eventos poder hoje colaborar com isso. A Calouro Folia talvez seja o evento de entretenimento jovem que mais traga pessoas para Maringá e consequentemente as fazem consumir e conhecer a cidade. Isso gera um turismo metropolitano, estadual e interestadual também. Ficamos satisfeitos em dar essa visibilidade e colaborar com a inserção de recursos de fora na economia local”, declara Mazzer. O foco de Maringá é o turismo em eventos de diversos segmentos, causando assim um grande progresso externo e interno para a cidade.
A Euphoria Eventos é filiada ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB), entidade sem fins lucrativos que reúne empresas com influências no turismo local e regional, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social por meio de iniciativas que atraem o fluxo de visitantes. Para o presidente do MRCVB, Dirceu Gambini, a Calouro Folia se tornou um evento aguardado por empresários por movimentar a economia maringaense. “Como qualquer evento desse porte, a Calouro Folia é aguardada com ansiedade pelas pessoas que querem se divertir e também pelos empresários. A cada nova edição, ela ganha mais importância para a economia local. Isso porque movimenta uma série de serviços do trade turístico, prioriza os prestadores de serviços locais e ainda atrai visitantes para cidade. Com esses atributos, a economia maringaense torce para que a Calouro Folia seja um sucesso a cada edição”, finaliza.
O diretor do Hotel Internacional, Luiz Bernava, enfatiza a importância do evento ao destacar que a Calouro Folia contribui não só para o setor hoteleiro quanto para todos os segmentos. “O setor hoteleiro de Maringá vê com muito bons olhos a Calouro Folia, principalmente por acontecer em um mês com baixa ocupação se comparado aos outros meses do ano. Não só nosso setor, mas toda a cidade é beneficiada com o evento, essencialmente o comércio ao entorno da localização da festa. Ainda temos o movimento em shopping, restaurantes, bares, entre outros. Sem deixar de citar também a mídia investida pela organizadora do evento, Euphoria Eventos, que faz Maringá ganhar muito com o turismo, além de trazer grandes nomes da música e gerar uma integração entre jovens de todos os lugares do país, que, consequentemente, conhecem mais nossa cidade universitária”, finaliza.
A expectativa para esta 8ª edição do evento é de bater recordes de público, o que consequentemente gerará maior número de empregos diretos, cerca de 900 postos, contribuindo para uma maior infraestrutura e beneficiando economicamente todos os setores que estão envolvidos direta ou indiretamente com a maior micareta do Sul do Brasil!
Para saber mais informações sobre a Calouro Folia acesse o Instagram da Calouro!
Publicado em 2017