Feira de Orgânicos em Maringá
Maringá ganha feira exclusivamente com produtos orgânicos, todos os domingos em frente ao Colégio Instituto e terá início a partir do dia 04 de dezembro.
Via Giassi
Você sabia que cada brasileiro ingere o equivalente a um galão de 5 litros de agrotóxicos por ano? Sabia também que o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos em seus alimentos? Ou seja, ocupa o primeiro lugar num ranking mundial no consumo de agrotóxicos, a maioria deles já são proibidos em diversos países. Esses são dados informados pela ANVISA e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) nos últimos anos.
Preocupados com isso, o movimento em prol da busca de uma alimentação saudável e sem agrotóxicos, fez com que surgissem produtores orgânicos no mundo inteiro, inclusive em Maringá e região. Esse mercado cresce a cada ano no Brasil, mesmo que ainda enfrentem certas dificuldades e burocracias. Os produtores de orgânicos da cidade e região, fazem suas vendas através de feiras-livres que acontecem todos os dias na cidade, ou como fornecedores de estabelecimentos alimentícios, que já incorporaram em seus produtos o uso de alimentos sem agrotóxicos.
A partir do dia 04 de dezembro, terão oportunidade de colocar a venda tudo o que produzirem na “Feira de Produtos Orgânicos de Maringá”, a primeira feira-livre exclusiva de produtos que não utilizam agrotóxicos em sua produção. A feira acontecerá todos os domingos e tem início a partir das 7h00 até às 11h00 da manhã. O local estabelecido é em frente ao Colégio Instituto de Educação de Maringá, na Rua Martin Afonso com a Rua Nhá Chica. A sua primeira edição ocorre no dia 04 de dezembro e toda a população está convidada para conhecer a feira.
A Enjoy Maringá entrou em contato com a Orgâningá, que fará parte da Feira de Orgânicos de Maringá. A organização é constituída por três fundadores, que deixaram seus respectivos trabalhos para entrarem de cabeça na produção de orgânicos, no caso um arquiteto, um médico e um agrônomo, todos com o mesmo objetivo. Nos foi explicado todos os processos que existem, antes mesmo de começar a se plantar orgânicos e o motivo pelo qual eles estão buscando uma mudança tão grande em suas vidas. Segundo Rafael, “nós estamos indo contra a maré, diante de uma gigante indústria agropecuária no Brasil e no mundo, mas estamos num caminho que realmente acreditamos. Trocamos a nossa rotina que era dentro do escritório para trabalhar no campo e viver de uma maneira mais simples, uma mudança de estilo de vida estressante na cidade, para a tranquilidade de se trabalhar no campo e junto a natureza.”
Adilson também falou um pouco dessa ideologia e do movimento saudável que cresce cada dia mais: “O consumo de orgânicos vem se expandindo aos poucos, acreditamos nessa transformação que está acontecendo. Estamos nos fortalecendo com outros produtores da região através da POMAR (Associação dos Produtores Orgânicos de Maringá), para que esse movimento se expanda ainda mais, buscando também a conscientização da população em geral. Quanto mais pessoas perceberem a importância de inserir produtos orgânicos em sua alimentação, mais saúde será promovida a comunidade e a prevenção de doenças acontecerão, sem dizer nos benefícios que trarão ao planeta”.
Além disso, desde o início desse ano é possível comprar orgânicos pela internet ou pedir as cestas pelo WhatsApp. A responsável por esse serviço é a Naturingá, que é uma Associação de Agricultores e de Consumidores que fazem a comercialização de forma direta, da produção de orgânicos e agroecológicos da região. Também faz parte do circuito da Rede Ecovida, que abrange produtores dos estados do sul do Brasil, representando a Região Norte e Noroeste do Paraná. Os consumidores interessados podem acessar o catálogo de produtos, que vão desde frutas, verduras, legumes, doces, massas, iogurtes, entre outros, até mesmo cerveja artesanal. Pedidos podem ser feitos pelo site oficial www.naturinga.com.br e também pelo WhatsApp (44) 99944-3183.
A Enjoy Maringá apoia e incentiva os produtores de Maringá e região, além de acompanhar o movimento em prol do consumo de alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos. Não existe mais desculpa para se começar uma alimentação saudável, informações estão diante dos nossos olhos, seja em uma matéria como essa ou na descrição de ingredientes de produtos industrializados. Maringá agora possui novos locais, diferentes meios de acesso e preços justos, que facilitam a vida do consumidor maringaense.
Não deixe de conferir a programação de feiras-livres da cidade na busca do site! Todo dia é dia de feira em Maringá!
Publicado em 2017