Parada LGBTQIA+ em Maringá

Capa de post: Parada LGBTQIA+ em Maringá

No último domingo, dia 22 de maio de 2016, milhares de pessoas ocuparam as ruas e praças de Maringá durante a 5ª Parada LGBT. Marchamos não apenas para celebrar o amor e a diversidade, mas acima de tudo, para reivindicar nossos direitos. Direitos inscritos na Constituição Federal de 1988, e que nos são diariamente aviltados por grupos conservadores que, infelizmente, ocupam o parlamento.



Ocupamos os espaços públicos para reverberar as vozes de milhares de pessoas. Para dizer que existimos e que exigimos a concretização dos preceitos de igualdade e dignidade. Ocupamos os espaços públicos para dizer que não vamos nos deixar calar. Em um momento de retrocesso social, onde se discute a revogação do Decreto n. 8.727/2016, que permite o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero das pessoas transexuais e das travestis no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, nos unimos para reivindicar a igualdade e o reconhecimento. Atentos à necessidade da discussão da temática, os organizadores da 5ª Parada LGBT de Maringá utilizaram como tema da marcha o Projeto de Lei n. 5.002/2013, intitulado João W. Nery, que prevê o direito ao reconhecimento da identidade de gênero, indicando ainda o pesquisador e professor Murilo Moscheta como padrinho e a pedagoga Daniele Oliveira, a primeira mulher transexual reconhecida por seu nome social na Universidade Estadual de Maringá, como madrinha desta edição.



A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Mga esteve presente durante o evento tirando as dúvidas dos participantes em relação aos seus direitos, em especial, acerca da ação para alteração de prenome das pessoas transexuais e travestis. Assim, a 5ª Parada LGBT de Maringá foi marcada não apenas pela celebração da diversidade, mas, principalmente, pela reivindicação da concretização e manutenção dos direitos das pessoas LGBT.


Francielle Rocha - Presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-Maringá

View this post on Instagram

A post shared by A Life On Our Planet (@davidattenborough)

Posts Relacionados

Capa de post: 11 dicas do que fazer no HALLOWEEN em Maringá
FESTAS

11 dicas do que fazer no HALLOWEEN em Maringá

por Adriane


Se você acha que as comemorações do Halloween em Maringá são fracas? Então é porque você ainda não tá ligado (a) na AGENDA da Enjoy…

Ler mais
Capa de post: Pitty leva Maringá à loucura em uma noite inesquecível
SHOW

Pitty leva Maringá à loucura em uma noite inesquecível

por Ana Landim


Na última sexta-feira, o cenário cultural da cidade ganhou um brilho especial com a presença da renomada cantora Pitty, que realizou um show memorável no Teatro Calil Haddad.…

Ler mais
Capa de post: Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita
ENTRADA FRANCA

Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita

por Adriane


Após um breve recesso, o CINUEM está de volta com uma mostra incrível dedicada aos Cinemas Africanos. Digo Cinemas Africanos, no plural, porque se trata de um continente tão…

Ler mais
Capa de post: Janine Mathias faz show gratuito hoje no 9º Festival Afro-Brasileiro
ENTRADA FRANCA

Janine Mathias faz show gratuito hoje no 9º Festival Afro-Brasileiro

por Adriane


Considerada uma das novas vozes da música brasileira a cantora e compositora se apresenta nesta sexta na Vila Olímpica; entre outras atrações culturais Nesta sexta-feira (17),…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!